Como Vencer a Frustração

Louvai ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos.
Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; falai de todas as suas maravilhas.
Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração daqueles que buscam ao SENHOR.
Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente.
Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodígios e dos juízos da sua boca; Salmos 105.1-5
O ser humano tem o terrível hábito de sempre focalizar nas dificuldades, nos fracassos, de proclamar os problemas a sua frente. O mais “incrível” é que mesmo que tenha vivido experiências agradáveis e vitoriosas, quando apenas uma vez experimenta uma derrota, tende a fixar-se nesta experiência ruim o seu coração, e considerar-se um fracassado e o pior, aceita a mentira do diabo (que usando o argumento da má experiência vivida), diz que Deus não se importa com ela.
Esse tipo de comportamento, infelizmente, é automático e não perceptível ao que assim o faz, trazendo consigo a angústia, a depressão, a auto-depreciação, e muitos outros males, que por sua vez produz um sentimento de frustração.
Para se vencer esta natureza (resultado do pecado), precisamos recorrer aos princípios da Palavra para não incorremos neste terrível e destruidor comportamento.
Para isso vamos usar como base o Salmo 105.1-5 para ensinar:

COMO VENCER A FRUSTRAÇÃO.

Devemos estar atentos ao que acontece ao nosso redor, observando tudo, e retendo em nosso coração o que o Senhor tem feito por nós e publicando suas maravilhas para que não sejam esquecidas.

O PRIMEIRO PRINCÍPIO É: Louvai ao SENHOR, …

lou.var: Dirigir louvores a; elogiar, enaltecer, Aprovar, confirmar com elogio (um ato praticado por outrem). Bendizer, enaltecer, exaltar, glorificar. Aceitar, aprovar a opinião ou o parecer de alguém (Dicionário Michaelis).

Um dos significados da palavra LOUVAR é “Aprovar, confirmar com elogio” e outro que quero ressaltar também é “Aceitar”.

Muitos nas igrejas durante o momento que chamamos de louvor, cantam a letra das músicas ministradas, mas não se dão conta de que louvar tem mais haver com a nossa atitude do que com nossas palavras. Então cantam por exemplo: “Te louvarei, não importam as circunstâncias. Adorarei, somente Ti Jesus!”

No entanto quando as circunstâncias não são favoráveis, essas mesmas pessoas tem a atitude de murmuração, que é o mesmo que desaprovação do que o Senhor está fazendo. Não entendem que as circunstâncias desfavoráveis permitidas pelo Senhor em nossa vida tem como objetivo nos formar, nos fortalecer, nos capacitar a vencer desafios, e nunca nos destruir.

Então o verdadeiro louvor é quando aprovamos, confirmamos com elogios o que o Senhor está fazendo em nossa vida, mesmo e principalmente em meio nossas guerras.
No livro de Jó encontramos uma atitude de louvor em circunstâncias difíceis:

Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. (Jó 1.21)

Quem não conhece a história de Jó, homem correto diante de Deus – “E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.” (Jó 1.).

Ele sofreu a perda de tudo o que tinha, porém aprovava, e confirmava com elogios o que Deus permitiu em sua vida.

O SEGUNDO PRINCÍPIO É: “invocai o seu nome”

Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente.

invocar: Chamar, implorar o auxílio ou a proteção de: Pedir, suplicar: Invocar auxílio, socorro. (Dicionário Michaelis)

A reação de muitos aos momentos difíceis, desagradáveis, é invocar sobre si o mal. Como é isso?

Simples, quando xingamos, ou seja, insultamos ao Senhor com palavras de desaprovação, não aceitação tipo: Deus não podia ter feito isso comigo!

Este comportamento só aumenta o sentimento de frustração, pois além de estarmos frustrados conosco, permitimos o sentimento de frustração com o Senhor. Isso é TERRÍVEL!

Mas a palavra do Senhor diz que: E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Atos 2.21 / Romanos 10.13)

Para sermos salvos do sentimento de frustração temos que invocar o nome do Senhor.

Quando eu a ti clamar, então voltarão para trás os meus inimigos: isto sei eu, porque Deus é por mim. (Salmo 56.9)

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. (Salmos 91.15)

Ao enfrentar um momento de frustração, invoque, clame ao Senhor e Ele te livrará com mão forte a sua vida dos inimigos.

O SENHOR, digno de louvor, invocarei, e de meus inimigos ficarei livre. (2 Samuel 22.4)

O TERCEIRO PRINCÍPIO É: “falai de todas as suas maravilhas.”

Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodígios e dos juízos da sua boca;

A Bíblia Sagrada ensina sobre os efeitos de nossas palavras, sobre o poder da língua, ou se preferir, de nossa linguagem. O que falamos pode refletir a alegria ou a tristeza, a vitória ou o fracasso, o contentamento ou a frustração.

A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito. (Provérbios 15.4)

Um dos Salmos que mais gosto é o Salmo 119 que ensina sobre a preciosidade da Palavra de Deus, são 176 versículos enaltecendo, e validando a importância das palavras de nosso Senhor, nós conduzindo a guardá-la e anunciá-la em todo o tempo.

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119.11)

A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça. (Salmos 119.172)

A frustração se vence falando, proclamando as maravilhas que Sua palavra produz em nós.

Pela Palavra de Deus somos curados, libertos, salvos, transformados. Por Sua Palavra nos tornamos melhores filhos e melhores pais. Pela Palavra somos melhores empregados e melhores patrões. Por Sua Palavra vencemos traumas, superamos os fracassos e conquistamos vitórias. Com ela somos sábios, equilibrados, verdadeiros e fortes.

Além disso, devemos lembrar as suas maravilhas, pois grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres. (Salmos 126.3)

Olhe a sua volta, na sua história de vida, e encontrará muitas coisas que o Senhor fez em sua vida, e são nelas que deve se apegar o seu coração. Elas devem ser seu alimento, e delas você deve alimentar todos a sua volta.

Agindo desta forma você vencerá os momentos de frustração que passou e terá uma vida cheia de contentamento e paz.

Shalom nEle que nos faz mais que vencedores!

As opiniões expressas neste post são minhas e não refletem necessariamente a visão de qualquer outra pessoa ou organização. Lembre-se: A Bíblia Sagrada é a única fonte infalível de verdade e deve ser interpretada com o auxílio do Espírito Santo.

— Se esta mensagem foi benção pra vc, compartilhe para que outros também sejam abençoados.

Willian de Souza
Willian de Souza

Ordenado e consagrado ao ministério pastoral em Junho de 2001, casado com Tatiane Souza, pai de três filhos, Lucas, Sarah e Matheus (nos braços do Pai).